Data: 14/04/2016

Projeto de catarinenses tem apoio da Maxiclima

Aventureiros partem em junho a bordo de uma Kombi para conhecer cinco continentes em sete anos: ‘É um carro com carisma’
 
Dar a volta ao mundo a bordo de uma Kombi até pode parecer uma ideia um tanto maluca. Mas não para o casal catarinense Marcelo Ricardo Silva, 44 anos, e Carla Patrice Frank, 46. Moradores de Balneário Camboriú, ele é publicitário e ela, bióloga. Os dois, que estiveram em São Marcos participando do 18º Encontro de Carros Antigos, pegarão a estrada no próximo dia 16 de abril, dando início ao projeto “O Mundo em Verde e Amarelo”. A iniciativa conta com apoio da empresa Maxiclima, que deu um climatizador, um refrigerador, painel de led e quatro reservatórios de água para equipar o veículo – os equipamentos foram instalados na loja 113 Acessórios, em Caxias do Sul, nestes dias 31 de março e 1 de abril. Em troca a Maxiclima terá adesivo na lateral da Kombi que viajará pelo mundo com a logomarca,  além de divulgação nos vídeos e fotos e demais conteúdos da viagem que serão divulgados na internet (leia ao lado). A ideia de Marcelo e Carla é conhecer cinco continentes (América, Europa, Ásia, África e Oceania) em sete anos. O destino inicia pelo Brasil, passa pelas “Américas” do Sul, Central e Norte, posteriormente seguindo por Europa, Ásia e Oceania. “O projeto consiste em uma volta ao mundo numa Kombi, prevista para sete anos, vivendo no carro (trabalhando, dormindo e cozinhando nele). Mas tudo passa por uma grande mudança no estilo de vida”, assinalou Marcelo, que é natural de Itajaí. Ele destaca que a viagem foi planejada em etapas. “A 1ª etapa é em 2016, quando percorreremos o Brasil. A etapa 2 é pela America Latina e deve levar dois anos. Na etapa 3, que deve levar um ano, faremos uma volta pelos Estados Unidos, seguindo até o Canadá e depois Alaska, chegando ao ponto mais extremo possível com um carro. Depois retornaremos pela costa leste até Miami, de onde embarcaremos o carro para Amsterdam, iniciando a etapa 4, pela Europa e Ásia e que deve durar dois anos. Cruzaremos a Rússia pela Transiberiana até Vladivostok e de lá embarcamos a Kombi para a Austrália, quando inicia a etapa 5, que inclui a África e deve durar um ano”, detalha. 

Segundo Marcelo, o principal objetivo é conhecer culturas e interagir com pessoas. “Não é turismo, não é um projeto de viagem, é uma mudança de vida mesmo. Vamos viver viajando e tentar imergir na cultura de cada lugar. O que queremos é viver muito, com pouco: conhecer pessoas, observar sociedades e valores diferentes, levando também um pouco da cultura brasileira a outros povos”, aponta. Ele ressalta que  a aventura foi pensada e estudada com afinco.  “Nada está sendo feito na maluquice, não é uma ideia que tivemos do dia para a noite, tudo foi muito bem pensado e estruturado. Estamos trabalhando nesse projeto há cinco anos, não temos grana sobrando, ninguém é rico, nada disso. Realmente estamos com a cara e a coragem. Tudo que levantamos até agora foi com recurso próprio”, assinala. Sobre a escolha do veículo, ele diz que é apaixonado por Kombi, um carro que tem carisma. “Ela tem muito espaço interno para acomodar nossa ‘casa’. É robusta, tem uma mecânica simples, confiável e de manutenção barata. E é uma delícia de dirigir. Porque é um veículo com carisma, todo mundo sorri para uma Kombi”, destaca. Ele também enumera características técnicas. “Tem baixo custo de manutenção e facilidade na compra de peças de reposição em toda a América do Norte, América Latina e Europa e motor com refrigeração a ar”, aponta. O publicitário salienta que o veículo será equipado com tudo o que o casal precisará para o dia a dia. “Terá sofá que vira cama de casal, mesa retrátil, diversos armários, bancada com pia, fogão e geladeira (da Maxiclima), além de banheiro químico, sistema hidráulico e elétrico com tomadas para 12v e 220v, com inversor”, revela. Ele lembra que há centenas de clubes de usuários de Kombi espalhados pelo mundo que já conhecem e apoiam o projeto. “Muitos se colocaram à disposição para nos acolherem em diversos países”, observa.

Produção de vídeos e divulgação na internet: ‘A Maxiclima foi o 1º nome que veio como referência’

Atuando como publicitário há mais de 27 anos, Marcelo Ricardo Silva destaca que durante a volta ao mundo a bordo de sua VW Kombi T2 seguirá exercendo sua profissão. A ideia é atender clientes através da internet, como já faz atualmente. “Trabalhei por muito tempo como diretor de arte em agência de Florianópolis. Depois em Curitiba, onde morei quatro anos, até que resolvi seguir carreira solo, pois compensava mais trabalhar em casa do que ser funcionário de agência. Quando fui morar em Portugal, onde fiquei dois anos, continuei atendendo vários clientes daqui pela internet. E quando voltei resolvi seguir esse caminho porque isso vai permitir que eu continue tento uma renda em qualquer lugar. Então na viagem vou continuar fazendo a mesma coisa que faço”, explica. Ele diz que uma das intenções é produzir vídeos, divulgando-os na internet. “Faremos amplo registro em vídeo e fotografia do projeto. Produziremos uma série mostrando nosso dia a dia em detalhes. Levaremos equipamento fotográfico profissional e parte desse material será veiculado em nosso canal do Youtube. Posteriormente negociaremos a série com canais de TV fechados. Nosso blog, Fanpage e canal do Youtube serão atualizados semanalmente com textos, fotos e vídeos. Ao final do projeto, publicaremos um livro com fotos e textos sobre nossa experiência na estrada”, revela. 

Em relação à escolha da empresa são-marquense, Marcelo diz que foi através da indicação de um amigo. “Ele instalou um climatizador Maxiclima e nos passou esse nome. A partir daí fui olhar o site da empresa e pensamos em fazer uma proposta interessante, que valesse a pena”, diz. Marcelo revela que assim que o veículo ficou pronto, iniciou a divulgação em meios de comunicação. Também citou o blog na internet e a página no Facebook como importantes ferramentas de divulgação e retorno publicitário. “Temos participação constante em 2.300 grupos no Facebook, todos direcionados a VWs Aircooleds (Volkswagens com motores refrigerados a ar), viajantes e aventura. Temos mais de 11 mil seguidores em nossa página no Facebook, com uma média de 50 novos seguidores por semana. Cada post em nossa fanpage gera, em média, de mil a três mil visualizações. E em nosso blog são mais de 12.700 visualizações”, aponta.
Compartilhe:
Voltar

Suporte

Conte com os nossos atendentes

SAC

Estamos prontos para atendê-lo

Contato

Amplo atendimento para você